24 de junho de 2008

Nos comentários:
Meu caro, confesso que vou ter saudades deste espaço e ao contrário do que pensas:"Aqui encontrava de tempos a tempos a senhora Tatiana Reminishenko, que me entregava as cartas para lhe ler, no belo alpendre de sua casa virado para o mar. Seu local favorito, onde passava maravilhosas tardes a contemplar o imenso pacífico, rezando para que o petróleo nunca se derrame..."Uma boa paragens por essas andanças.;-)
SS
~
Obrigado SS.

23 de junho de 2008

FIM

O blog Cartas para Sakhalin chegou ao fim. Já não havia ninguém em Sakhalin para ler as cartas. A senhora Tatiana Reminishenko recebia-as, guardava-as religiosamente, mas já não tinha ninguém para as ler, para as traduzir para russo. Assim, não lhe escrevo mais. Passarei a mandar-lhe apenas bombons, o que ela apreciará certamente mais.

Obrigado a todos quantos vieram até aqui. Peço-vos desculpa, pois nos últimos tempos a qualidade do blog foi ainda menor do que a habitual, a que me era possível.

Tudo tem um tempo, e às vezes não há tempo e tudo é muito confuso.

Partimos para outras paragens, ou melhor, andanças. Vem aí um tempo novo. Não terá mais tempo nele, mas lá conseguiremos encontrar ânimo.

Ao Alexandre, que partilhou aqui as suas crónicas no Diário de Aveiro, o meu obrigado.

A todos um abraço. Logo, logo, darei notícias.

20 de junho de 2008

Leituras

Carta à Ministra da Educação (no Câmara dos Lordes)

19 de junho de 2008

Força Portugal!!!

(Pelé ficou conhecido faz hoje 50 anos - isso vai dar-nos sorte!)

E ustedes?

Hospital de Aveiro anda de pantanas?

E usted?

E ustedes? O que acham da léria de ontem à noite do Mário com o Presidente?
Yo lo se.

18 de junho de 2008

Votação no Casa de Comuns

Votação no Casa de Comuns (barra da direita).
Vote!

Força Portugal

no Expresso:
Referindo-se ao jogo de 5ª feira contra a Alemanha, Ronaldo evidenciou um, mais que razoável, domínio da palavra. "Como já foi dito, nestes jogos um pequeno pormenor pode decidir tudo. Espero ser um pequeno pormenor..."

A crise alimentar



(Via Ordem Livre)

17 de junho de 2008

Uma verdade inconveniente

Crescimento médio do PIB em Portugal:

1960-1970 – 7,5%
1970-1980 – 4,5%
1980-1990 – 3,2%
1990-2000 – 2,7%
2000-2006 – 0,9%

(Do artigo de Medina Carreira, no Público de 13/6: “O declínio inequívoco de Portugal”, via Portugal Contemporâneo, via O Insurgente)

16 de junho de 2008

Leitura

Afinal, quem nos veio visitar? (Clarim, Macau)
Vergonhoso (ler no DN)

12 de junho de 2008

Citações

A Liberdade de Escolha
Realmente, se um dia de facto se descobrisse uma fórmula para todos os nossos desejos e caprichos - isto é, uma explicação do que é que eles dependem, por que leis se regem, como se desenvolvem, a que é que eles ambicionam num caso e noutro e por aí fora, isto é uma fórmula matemática exacta - então, muito provavelmente, o homem deixaria imediatamente de sentir desejo. Pois quem aceitaria escolher por regras? Além disso, o ser humano seria imediatamente transformado numa peça de um orgão ou algo do género; o que é um homem sem desejos, sem liberdade de desejo e de escolha, senão uma peça num orgão?

Fiodor Dostoievski, in "Cadernos do Subterrâneo"
(via Citador)

Esplendor de Portugal

« Notícias do bloqueio.
Os protestos dos camionistas ou do ‘movimento paralisação’ são coisa branda e melíflua. Se quisessem paralisar o país, vinham para a porta das cidades e impunham um cerco decisivo às classes médias – assim, basta-lhes reeditar a ideia dos ‘piquetes’ e penalizar o abastecimento a quem tem de ir ao supermercado ou à bomba de gasolina, gente remediada. É uma hipocrisia, um protesto quase invisível e em lume brando. Eles sabem que, desta maneira, Sócrates não lhes manda a polícia – mas reconhecem que estão "a causar problemas ao país". A questão é que muitos dos socialistas que hoje frequentam as salas do poder estiveram na Ponte 25 de Abril a apoiar o bloqueio de 1995, colaborando com a revolta dos camiões e o cerco a Lisboa. Se lhes apetece usar a lei, o passado impede-os.»
Francisco José Viegas no A Origem das Espécies
Concordo em absoluto!

9 de junho de 2008

Catarina Furtado na iniciativa "Dias do Desenvolvimento"

A bela Catarina, muito mais bonita e simpática ao vivo, foi falar a crianças e adultos na iniciativa "Dias do Desenvolvimento", na antiga FIL. Catarina apresentou, e que bem, o livro "Vencer os Medos", com um texto comovente, onde referia, nomeadamente, as suas experiências como embaixadora da Boa Vontade.

6 de junho de 2008

Ângelo Ferreira, Gabriel de Sá e D. Ximenes Belo
Biblioteca da Universidade de Aveiro
Fotografia de Pedro Sottomayor

Esta foto foi tirada pelo Pedro na inuaguração da sua exposição sobre Timor-Leste, inserida no programa anual habitual da CIVITAS sobre Cidadania Activa. Este ano foi atribuído o galardão de "Cidadão do Ano" ao Bispo. D. Carlos, entregue neste mesmo dia da foto. Para memória futura.

Aqui ficam mais algumas:


4 de junho de 2008

Charros e violência

E a mim que sempre me disseram que aquilo acalmava!

Amazónia

Às vezes, dependendo de quem está nos governos, a culpa é dos governos. Agora, não é de Lula, pois não?

2 de junho de 2008

Vergonha



Louçã ataca Sócrates, à sua velha maneira de profeta raivoso. Esta maneira de fazer política é chão que já deu uvas. Chega! Basta! Queremos outra forma de estar na politica. Queremos outros representantes, queremos outras pessoas!

A não perder!

Quarta-feira, 21h, no CUFC, Aveiro
O LUGAR DA HISTÓRIA
conversa aberta com Prof. José Mattoso
moderação Prof. Teresa Roberto (DLC-UA)