(Fonte: Sakhalin Environment Watch)
Sakhalin é uma ilha no Pacífico Norte, que pertence à Rússia, embora nem sempre tivesse sido assim. Já foi controlada pelo Japão, que proclamou soberania sobre toda a ilha em 1845, e só passou para a Rússia nas Conferências de Yalta, em 1945, curiosamente 100 anos depois.
A ilha, muito montanhosa (a montanha mais alta é Mount Lopatin, com 1609 m), tem 948 km de comprimento e 25 a 170 de largura. A sua geologia ainda está mal estudada. O seu maior rio é o Tym, com 400 km de extensão, cerca de 80 dos quais são navegáveis por pequenos barcos.
A ilha terá actualmente cerca de 600 mil habitantes, dos quais 83% são de etnia russa, seguidos pelos coreanos (5,5%). Os nativos são bastante menos, sendo que existem cerca de 2000 Nivkhs, 750 Oroks, 200 Evenks e alguns Yakuts.
A capital chama-se Yuzhno-Sakhalinsk, uma cidade onde vivem cerca de 200 000 pessoas, com uma larga representação da minoria coreana, tipicamente referidos como coreanos de Sakhalin, que foram levados à força pelos janoneses durante a II Guerra Mundial para trabalhar nas minas de carvão.
(Para saber mais...)
Sakhalin é também o local de uma das maiores obras de exploração de petróleo e gaz de sempre. À sua volta há muitas dúvidas, nomeadamente por causa dos perigos ecológicos. Saiba mais: