9 de julho de 2007

Domingo triste

Faleceu o Professor James Taylor, docente na Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro.
O professor Taylor foi meu professor na disciplina de Gestão de Pessoas, Mudança e Inovação no Mestrado em Gestão Pública e marcou-me pela qualidade das suas intervenções, pela profundidade do seu pensamento, pela firmeza do seu conhecimento, pela sua simpatia. Marcou-me sobretudo pelo seu rigor e exigência, também no que diz respeito ao cumprimento de prazos e horários - um costume que não temos muito. Marcou-me pela forma como tratava os alunos, não como se fossem estúpidos ou burros, mas como se fossem muito inteligentes, exigindo deles o melhor - outro hábito que não temos muito.
O professor James Taylor dizia que «in the United States you could call me Jim». Assinava as suas mensagens - orientadoras, exigentes, mas muito simpáticas e com sentido de humor - como Professor T, assinalando esta sua simplicidade e, ao mesmo tempo, a sua grande humanidade.
A sua partida deixou-me muito triste, pois tinha desenvolvido pelo professor um afecto e uma admiração fortes. Ficámos todos mais pobres na Universidade.
Caro professor, um abraço.

1 comentário:

José Manuel Dias disse...

Uma homenagem merecida. Um professor que não se esquece. Abraço