26 de julho de 2007

Telegrama para Sakhalin

O meu amigo Luís Reis, sempre atento a estas coisas da Biologia e da Natureza, entre outras, enviou-me um aviso para retransmitir para Sakhalin, especialmente ao Renato Costa, que é da casa. Com o devido agradecimento ao Luís, aqui vai o telegrama:
«Tubarão branco capturado em águas geladas da Rússia Um tubarão branco, espécie habitualmente encontrada em águas tropicais e temperadas, foi capturado por pescadores russos perto da ilha de Sakhalin, no extremo leste da Rússia, onde o mar congela no Inverno.
O animal, de mais de cinco metros de comprimento e quase uma tonelada, ficou preso numa rede de pesca perto do Golfo de Aniva, no sul da ilha, afirmou à agência oficial russa Itar-Tass Anatoli Velikanov, especialista do Instituto de Ictiologia e Oceanografia.
Velikanov acrescentou que se trata de uma descoberta excepcional para a ciência, mas também representa um sério risco para a população de Sakhalin, que no Verão costuma frequentar as praias da ilha.
Com 960 km de comprimento e rica em hidrocarbonetos, a ilha de Sakhalin tem importância ecológica porque nos seus rios desovam muitas variedades de salmonídeos. O local também é habitat das baleias cinzentas.» (in Diário Digital)

1 comentário:

Anónimo disse...

humm...tenho mais medo das dezenas de tubarao buldogue e tigre, que passam a frente do meu apartamento na Reuniao, e aqui a agua e tao fria que eles nao me apanham la dentro