4 de setembro de 2007

Esplendor de Portugal e Memória do Futuro

"Não sou profeta, mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha", José Saramago ao Diário de Notícias de 15 de Julho de 2007

Federação entre Portugal e Espanha é uma ideia "absurda", Cavaco Silva, no Público de 4 de Setembro de 2007
------------------------------------------------------------------------------------------------
Parece realmente uma moda. Há muita gente a defender a união ibérica, cada vez mais. Sobretudo no quadro da União Europeia, parece-me mais do que absurda a ideia de Saramago.
Compreendo o que diz, o que dizem. Concordo que estaremos sempre melhor se nos aliarmos aos espanhóis neste mundo globalizado. Julgo até que as estratégias de implementação das duas línguas, em termos internacionais, podiam tocar-se, complementar-se. Do ponto de vista cultural, mais é aquilo que nos une do que aquilo que nos separa, mas também aquilo que nos torna diferentes, com identidade própria, justifica plenamente a nossa independência.
Eu sei que somos maus e que alguns, os neo-iberistas, julgam que era tusdo melhor se os espanhóis nos governassem, mas isso, que também já disse na mesa do café, não devia passar de um desabafo e uma risota, para logo em seguida lembrar Aljubarrota, a padeira, e dar mais uma risada.
De resto, na economia e tal, que venham lá os espanhóis e todos os outros. E, em verdade, que todos aqueles que queiram vir para cá venham e sejam acolhidos. Isso é que é ser português. Agora desculpem lá, mas eu gosto mais do nosso hino e da nossa bandeira.

1 comentário:

Luda disse...

Eu nem do hino nem da bandeira.
Nem do Afonso Henriques que, por causa de um complexo de Édipo mal resolvido, nos lixou a todos. Se é que lhe posso chamar complexo de Édipo, afinal o atraso de vida do Freud ainda não tinha nascido.