19 de dezembro de 2007

Leituras

Tempos de verdeamento
Outra forma caprichosa de olhar para o inimigo de Brown é ver Mugabe e não reparar nos outros ditadores.
José Manuel Moreira in DE
Proponho outra forma de olhar para a cimeira UE-África. Antes de mais, temos que reconhecer a tendência dos media para a discriminação: é que ninguém dá nota da senhora. Não tolero que se tenha falado tanto de Mugabe e nada na “caprichosa sra. Mugabe”, com excepção da “Sábado”, mas só para dar má nota dos luxos da Grace: “Em Londres, onde passeava de Rolls Royce, gastou 56 mil euros em lojas numa tarde”.
Outra forma caprichosa de olhar para o inimigo de Brown é ver Mugabe e não reparar nos outros ditadores – segundo um entendido na “TSF”, talvez meia dúzia, uma dúzia ou até mais.
Não há nada como alargar o mal para o relativizar. É verdade que há uns chatos que querem levar a coisa mais a sério, como S. M. Osman em relação à situação do Darfur, mas se há acusação que não nos podem fazer é de falta de valores. Quando muito haverá excesso. Um excesso que permite que o defensor de um regime nazi (6 milhões de mortos) seja sempre nazi, mas o de um regime comunista (com 60 milhões de mortos) possa sempre ser artista ou académico e, no futuro, até empresário ou ministro.
A educação para os valores duplos é a marca histórica das actuais elites europeias: da justiça burguesa e proletária à democracia burguesa e proletária, sem esquecer a violência (a revolucionária e a outra) e, naturalmente, a economia política capitalista e socialista, que deu em três mitos: do capitalismo selvagem, do futuro socialista e da ética superior do socialismo.
Foi esta nata intelectual que depois de convertida em creme social-democrata se derreteu em Estado de bem-estar: um conceito que pretendeu identificar bem-estar com Estado e assim fomentar a ideia – agora em crise – de que existe uma relação entre crescimento da despesa pública e mais bem-estar.
Foi ao olhar em pormenor para a forma como o Estado gasta os recursos que obtém através da cobrança de impostos que se descobriu a quantidade de dinheiro que o exército de funcionários faz desaparecer. Dinheiro destinado à prestação de serviços públicos, mas que, em parte, serve para a manutenção de funcionários dedicados a infernizar a vida de quem trabalha.
Um Estado que exige, mas não cumpre, que cobra e não paga, mesmo quando condenado em tribunal, e que nem o básico – a justiça e a segurança – assegura. Mas que, mesmo assim, está sempre disposto a dar lições de moral sobre os perigos de tudo, desde o endividamento (em que é o maior especialista) ao saco plástico e à globalização.
Um dia, em 2000, num almoço no Forum de Davos, um dirigente da ONG Oxfam perguntou em voz baixa ao presidente do Senegal A. Wade, como pensava aliviar os males que a globalização estava a causar ao seu país. Para surpresa Wade respondeu: “Que globalização? Que mercados? A globalização ainda não chegou a África.” O mesmo Wade que agora não confia na UE.
É verdade que há líderes africanos a abandonar o tradicional queixume e os pedidos de ajuda e a perceber que o que mais urge é pôr a casa em boa ordem. Mas a maioria quer é a ajuda da UE e o branqueamento. Só que os tempos agora são mais de parcerias e verdeamento, de gente a correr e mesmo assim a ser apanhada em falta, embora com atestados de verdeamento em dia.
Não me venham com a corrupção no fisco ou nas autarquias e muito menos com o último estudo da Transparency International.
O país pode não ter a ética em muito boa conta, mas está cada vez mais verde…o verde é o que está a dar. Até o “Expresso” está mais verde, poderia pensar-se ser influência do director, mas é só sinal dos tempos, que serão cada vez mais verdes, religiosamente verdes. O eco-fanatismo dá dinheiro, facilita a dupla certificação e os novos mandamentos, como me escreveu um jovem à pergunta sobre exemplos de valores éticos: “Amar a natureza e respeitar o ambiente”.
É verdade que, em contrário, há um tal A. Coutinho a defender que a limpeza faz bem às alergias e alguns media a divulgarem que o divórcio faz mal ao ambiente, mas, tudo somado, “a tenda e o circo” podem até ter sido maus para o ambiente, mas a Cimeira foi boa para Lisboa cinco estrelas. Será que os milhões de ajuda aos ‘Mugabes’ ainda vão acabar em compras, bares e hotéis de luxo por essa Europa fora?
.
José Manuel Moreira, Professor universitário e membro do ‘Mont Pélerin Society’

Sem comentários: